COM ROBUSTA ESTRUTURA REFRIGERADA, PORTO DE PARANAGUÁ EXPORTA SORVETE PARA A EUROPA

Pelotão Caveira 15/07/2021 as 13:21


Sorvetes fabricados em Maringá, no Paraná, vão refrescar o verão na Europa. A exportação é possível graças ao uso de contêineres refrigerados, que mantêm a temperatura ideal durante toda a viagem, que dura cerca de 15 dias. O Porto de Paranaguá possui hoje a maior estrutura para este tipo de transporte em toda a América Latina. São 3.624 tomadas disponíveis na TCP, empresa que administra a operação.

“Quase 60% de tudo o que é exportado pelos portos de Paranaguá e Antonina têm origem no próprio Estado. Além da soja e do açúcar, os paranaenses exportam muita carne, celulose, madeira e produtos industrializados”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

No caso do sorvete, o primeiro embarque vai para Portugal e Alemanha. A maioria dos 14 mil potes – 7 toneladas de produtos – será comercializada em quase 250 supermercados portugueses. Parte vai para uma feira gastronômica alemã.

A fábrica Gela Boca também está de olho em novos mercados e as exportações para os Estados Unidos devem começar ainda neste ano.

“A escolha pelo Porto de Paranaguá se deu não apenas pela proximidade, mas por recomendações do próprio importador pela agilidade e qualidade dos serviços prestados”, afirma Thiago Ramalho, um dos sócios da empresa.

Ele conta que a aposta é no que chama de “mercado da saudade”. Os sorvetes foram desenvolvidos especialmente com frutas do Brasil, como mamão-papaia, abacaxi, acerola, caju e graviola, e são vendidos para brasileiros que moram no Exterior.

“Para nós essa exportação é importante. Tem todos os incentivos tributários, o que ajuda, nesse momento, a indústria a diluir custos e buscar produtos de valor agregado para melhorar as margens”, afirma.

Hoje as vendas internacionais da empresa, que começaram em 2019, representam quase 10% do faturamento. No Paraguai a indústria paranaense já conta com 21 lojas. O transporte, nesse caso, é feito em frota própria, com câmara fria.

ESTATÍSTICA – Em 2020, no total, 7,3 toneladas de sorvete paranaense foram exportadas pelo Porto de Paranaguá, segundo dados do Ministério da Economia (Comex Stat).

Pelotão Caveira ☠️☠️☠️☠️

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s